Correio Popular Notícia




INTEGRAÇÃO
FGBC debate educação, saúde e turismo em Brasília

Data da notícia: 2016-12-02 12:12:00
Foto: Assessoria/Divulgação
Os governadores reunidos em Brasília

(Da Redação) Brasília é sede, desde de ontem (1), da sexta edição do Fórum de Governadores do Brasil Central (FGBC), do qual fazem parte Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Constam na pauta avaliação de projetos nas áreas de educação, saúde e turismo.

Inicialmente, reuniram-se, nesta quinta-feira, na Escola de Governo, técnicos do Conselho de Administração do consórcio, além das câmaras técnicas de educação, turismo, saúde.

Nesta etapa, as compras públicas serão debatidas em vários momentos. Uma das propostas é que os estados adquiram produtos entre si, o que envolve decisões administrativas, mas contribui para o fortalecimento da receita dos estados membros do bloco.

Na Câmara Técnica de Educação serão apresentadas plataformas que facilitam a identificação de vácuos educacionais de indivíduos, monitoramento de evasão escolar e integração da família à escola.

A apresentação do plano operacional de enfrentamento do Aedes aegypti para os estados do bloco será debatida na Câmara de Saúde.

Governadores
Os governadores foram recepcionados pelo governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg. Nesta sexta-feira (2), a partir das 10 horas, hora local, acontece o fórum, na Residência Oficial de Águas Claras, no Eixo Monumental, quando serão deliberados os temas tratados nas câmaras técnicas.

O governador Confúcio Moura (PMDB) defende desenvolvimento regional através do consórcio formado pelos estados do Brasil Central como mecanismo de fortalecimento dos entes federados nos pleitos ao governo federal. ?Juntos, nossa voz se torna mais forte quando indicamos as necessidades comuns?, define.

Os resultados obtidos a partir de decisões tomadas no âmbito do consórcio beneficiam Rondônia na as áreas de segurança e comércio, por exemplo.

Avanços
Um acordo recente firmado com o governo de Mato Grosso permite o compartilhamento de dados dos serviços de inteligência para combater a criminalidade.
Também com Mato Grosso já vigora da redução de ICMS dos adubos e fertilizantes para produtores rondonienses.

O FGBC é a instância deliberativa do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. As reuniões são bimestrais e acontecem alternadamente nos estados membros do bloco.
Tem como objetivo atuar nas áreas de educação, infraestrutura, logística, agricultura, energia, turismo, trocando experiências e buscando interesses e esforços conjuntos para a promoção do desenvolvimento da região. Com informações de Nonato Cruz ? Assessoria.

Fonte: Assessoria






Noticia vista 1188 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.